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16.6.09


Continuando a nossa corrida na História da House Music:



Levan além de DJ começava a trilhar os caminhos da produção musical. Frequentemente ele testava suas músicas na pista do Paradise Garage antes do trabalho ser lançado para ter certeza que tudo estava perfeito. Taana Gardner "When You Touch Me" (lançada em 1979 pela West End Records), NYC Peach Boys "Don't Make Me Wait" (West End Records 1982) e "Life Is Something Special" (Island 1982) são alguns exemplos de faixas que se desenvolveram após serem tocadas à exaustão na pista do Garage. Tática que dava tão certo que outros DJ's começaram a fazer o mesmo em seus clubs, como por exemplo, John "Jellibean" Benitez no também famoso Funhouse de NYC, que testou entre outros artistas, Madonna e New Order.Frankie Knuckles, como o amigo Levan, começava à fazer testes no meio de seus sets estimulando os DJ's de Chicago a entregar-lhe tapes de músicas ainda sem deal com gravadoras. Esses DJ's não tinham a preocupação em ver sua música lançada comercialmente, o que os movia era simplesmente a sensação de ouvir suas músicas em festas como algo exclusivo, que só eles ou poucos tinham.A saída de Knuckles do Warehouse foi a baixa em Chicago em 1985, mas suprida por Ron Hardy e seus sets no club Music Box além de DJ's como Farley Keith e o programa Hot Mix 5 que construíam seus nomes rapidamente detonando sets na Rádio WBMX.Enquanto isso em Nova York Larry Levan, Timmy Regisford , Boyd Jarvins e Tony Humphries, DJ da Rádio Kiss FM NY desde 1981, à convite de Shep Pettibone e conhecido por suas noites no Club Zanzibar em Newark se destacavam como remixers. Os selos da cena underground em NYC eram SAM, Sleeping Bag, West End, Prelude, Easy Street, Sutra entre outras. Ainda em NY, outro produtor começava à aparecer, Tommy Musto com seus trabalhos para o selo Underworld/Apexton, trazendo a NYC um som diferente com a mesma referência do som de Chicago, a Hi Nrg e a Black Music, mas mantendo o clima e BPM já tradicional de NYC. Ainda em 85, a WKTU encerra suas transmissões.A diferença do som de Chicago para o de NYC até então é que as produções de Chicago tinham o BPM um pouco mais acelerado e eram basicamente produzidas com keyboards e Beatboxes, enquanto em NY tinha-se a intenção de manter tanto o BPM como as raízes da underground Disco Music, usando além dos Beatboxes e keyboards, vocais e instrumentos acústicos, o que não acontecia com tanta frequência em Chicago.Depois da base que Frankie Knuckles deixou em Chicago para a House Music, Ron Hardy foi o responsável para a explosão definitiva do movimento. Com um estilo um pouco mais agressivo do que de Knuckles, que tinha seu estilo baseado na Disco (afinal ele era de NYC), Ron Hardy fez do Music Box o templo da House em Chicago, descobrindo e dando oportunidade a produtores que estavam iniciando suas carreiras como por exemplo Adonis (que lançaria o hit "No Way Back"),Larry Heard (que se juntaria ao vocalista Robert Owens para formar o projeto Fingers Inc.), Marshall Jefferson (que no ano seguinte lançaria a faixa "Move Your Body" e que mais tarde seria batizada como "The House Music Anthem"), Steve Silk Hurley (um dos DJ's do já famoso mix show Hot Mix 5 e que em 1987 lançaria "Jack Your Body" pela DJ Intl.) e outros mais. Daí o surgimento de selos independentes como a DJ International e logo em seguida, a Trax que acabavam absorvendo toda essa cena que estava em ebulição em Chicago.A DJ International resolveu investir no mercado musical inglês junto a London Records, responsável pela 1ª coletânea da DJ International na Inglaterra. Com isso, o cast da DJ Intl. começou a fazer apresentações na Inglaterra chamadas 86 Chicago Party. Em Setembro de 1986, Farley Keith, agora Farley Jackmaster Funk chega ao posto # 10 na parada inglesa com "Love Can't Turn Around", e em janeiro de 1987 Steve Silk Hurley alcança o topo das paradas com "Jack Your Body".Os produtores começam a perceber que o vocal se fazia necessário em suas faixas. Daí aparecem verdadeiros clássicos como "You Used To Hold Me" de Ralphi Rosario feat. Xaviera Gold, "I Can't Stay Away" com os vocais do novato Byron Stingily para Ragtyme, que logo depois mudaria o nome para Ten City. E além deles, com uma linha mais deep e melancólica, se destacava o Fingers Inc. de Larry Heard e Robert Owens e Nightwritters com "Let The Music Use You", produzida por Frankie Knuckles e com os vocais de Ricky Dillard e que mais tarde seria um dos hinos da parada inglesa, "Summer Of Love".Daqui pra frente, a House Music não é mais uma cena em 2 cidades, vira uma febre ao redor do mundo.Vendo o potencial da House Music na Inglaterra, não tardou para que a House fosse comercializada. MARRS "Pump Up The Volume" estava detonando nas pistas e no rádio, e vindo de Chicago House Master Boys com "House Nation" colocava a House como mainstream na Europa e anunciava uma nova variação dentro da House Music, a Acid House que foi criada e desenvolvida no Music Box de Ron Hardy desde 1986, umas das 1as. faixas Acid foi produzida por DJ Pierre e se chamava "Acid Trax". Mas a Inglaterra que sempre foi o berço da club culture com estilos como Rock Underground e New Wave, não tardaria a entrar em ação. A 1ª faixa de Acid House produzida na Inglaterra e que fez algum "barulho" foi T-Coy "Carino", que tem a participação do DJ do club Hacienda (um dos pioneiros em House Music na Inglaterra) Mike Pickering em 1988.Nos Estados Unidos a cena continuava em progresso, mas mais no modo Underground. De Detroit, Juan Atkins, que até então tinha seu som baseado no Electro Funk inspirado nos alemães do Kraftwerk começava a mudar sua sonoridade. Junto com ele, dois amigos do colégio, Derick May e Kevin Saunderson iniciavam uma outra ramificação musical, mais densa, muito influenciada pela Electro européia, e pela psicodelia dos baixos do P Funk George Clinton, que foi chamada de Techno.Acaba a Rádio WBMX de Chicago, e é aí que a cena Acid House se volta quase que totalmente à Inglaterra onde ela se tornou o maior movimento jovem desde o Punk Rock. Clubs como Rip, Love e Future abriam suas portas em Londres e o club Nude inaugurava em Manchester. Como em Chicago, o rádio seria um instrumento importantíssimo para a divulgação da House Music, mas era muito difícil de se ouvir Black Music ou House Music em rádios legalizadas, salvando-se um ou outro mix show. Por isso a alternativa foi partir para as estações de rádio pirata. Várias delas ao redor de Londres e algumas outras espalhadas por outras cidades. Os mix shows de maior destaque eram House That Jack Built de Steve Jackson na ainda pirata Kiss, e o Jacking Zone do DJ Jazzy M na LWR.1988 foi o ano do surgimento várias ramificações, Acid House, Hip House (House com rap), Techno, Deep House, mas a 1ª de todas as versões da House Music continuava forte. Marshall Jefferson era um dos nomes mais badalados do momento, levando a House Music para outro nível com dois dos maiores clássicos da House até hoje, Ten City (um dos maiores e mais importantes grupos de House, recém contratado pela Atlantic Records de NYC) com "Devotion" e Ce Ce Rogers "Someday", além de remixar vários outros artistas, entre eles, Kym Mazelle na faixa "Useless". O Ten City abria seus horizontes, após "Devotion" (uma das primeiras faixas de Chicago a realmente estourar no lado leste) eles emplacam "Right Back To You" e logo em seguida, em Janeiro de 1989 eles despontam na parada inglesa com "That's The Way Love Is".Surge a Rádio Hot 103 NYC (que depois mudaria de dial e se tornaria a Hot 97), "Do It Properly" de 2 Puerto Ricans, A Blackman And A Domenican (um projeto de Clivilles and Cole (C+C Music Factory), Shep Nunez e David Morales) que usava elementos de Adonis "No Way Back" e First Choice "Let No Man Put Asunder", era uma das músicas em sua programação. O som de Chicago começa a influenciar DJ's e produtores novayorkinos que cresceram ao som do Paradise Garage e da Rádio WKTU, como Tommy Musto, Frankie Bones, Lenny Dee, Joey Negro, Victor Simonelli e Kenny Dope formando o cast da gravadora Nu Groove. A cena House se expandia com a aparição de mais selos, como Cutting Records, Warlock, Profile e Quark.A revelação dentre os produtores no ano de 1988 vinha do Brooklyn, Todd Terry, que anteriormente fazia parte da cena freestyle com seu codenome Masters at Work, entrava e muito bem no circuito House com "Bango", Black Riot "A Day In A Life", e o maior estouro das pistas novayorkinas no ano, Royal House "Can You Party" que logo aparece entre as melhores na parada inglesa. Suas produções eram categorizadas como Latin Freestyle House, sonoridade que vinha sendo desenvolvida pelos latinos residentes em NYC com a mistura da House Music e o Freestyle, o estilo preferido de 8 entre 10 latinos em NYC.Mas nos clubs de New Jersey e Nova York o que realmente arrebatava o público era uma linha de House com instrumentais mais elaborados e que se mostrava firme nas raízes do R'n'B como por exemplo, Arnold Jarvins "Take Some Time Out", Blaze "Whatcha Gonna Do", Phase II "Reachin'" e Park Ave. "Don't Turn Your Love". O "Garage Sound" começa a surgir um ano depois de seu maior inspirador, o Paradise Garage, encerrar suas atividades.Na Inglaterra, após o declínio do Acid House, e com a sede de novas sonoridades, os ingleses descobrem o som de New Jersey e seu maior mentor, Tony Humphries. Artistas como, Blaze, Phase II, Turntable Orchestra de Hippie Torrales e Smack com os vocais de Adeva ampliavam sua vitrine. Após assinar com a gravadora Cooltempo (UK), "In and Out Of My Life" e "Respect" (um cover da música de Aretha Franklyn) colocava Adeva por dois meses nas paradas inglesas. E não parou por aí, ainda tinha Chanelle com "One Man" e "Musical Freedom" junto com Paul Simpson que repetiu o feito logo em seguida.NYC além do Jersey sound, via a continuação da explosão Todd Terry e dos sample tracks de Frankie Bones, Tommy Musto e Lenny Dee pela 4th Floor Records, Breakin' Bones e Nu Groove Records (que rapidamente atingiu o status de selo mais importantes para o conceito da House Music). A Nu Groove nunca teve grandes hits nas paradas, mas verdadeiros "club anthems" como Bass Noir "My Love Is Magic" e Aphordisiacs "Your Love", e só em 1989 surgiria uma gravadora para competir em igualdade de forças, a Strictly Rhythm. Mesmo ano em que Frankie Knuckles e Robert Owens se juntam e lançam "Tears" com o japonês Satoshi Tomiie nos teclados, mais um grande club anthem na história da House. Em 1990, Clivilles and Cole despontavam com Sandee "Notice Me" e mais para o mainstream com o remix para "Pink Cadillac" de Natalie Cole. Outro que também começava a aparecer como remixer era David Morales. O club Zanzibar fecha e após 8 anos chega ao fim as lendárias noites de Tony Humphries em Newark.Enquanto isso, Kenny Dope Gonzalez e Little Louie Vega eram apresentados pelo amigo em comum, Todd Terry, que lhes deu o nome de Masters At Work. O 1º trabalho da dupla foi "One Step Ahead" de Debbie Gibson, e que Frankie Knuckles (agora em NYC), fez desta faixa um hit underground por tocá-la inúmeras vezes no Sound Factory Club. A 1ª produção dos Masters At Work veio logo em seguida num EP lançado pela Cutting Records com as faixas "Blood Vibes" e "The Ha Dance" outro estouro nas pistas. Isto era apenas o início para uma série de trabalhos feitos por essa dupla que revolucionaria a House Music nos anos 90, que se mostrou uma década de fusões da House com vários estilos, Jazz, Funk, Gospel, Soul, R'n'B, Latin, Bossa Nova, Funk Brasileiro (Azymuth/Black Rio), Samba, Raggae e Afro.Ainda no início dos anos 90, a Strictly Rhythm se transforma no maior selo independente da história da Dance Music com um cast de dar inveja: Little Louie Vega, Masters At Work, Roger S., Ultra Naté (que já havia lançado um albúm via WEA com a produção dos Basement Boys), Frankie Feliciano, Roy Davis Jr., Mood II Swing, DJ Pierre, Eric Morillo, Kerri Chandler, Jazz-n-Groove, David Morales, India, Barbara Tucker, Lil Louis, Todd Terry, Moné, Carolyn Harding, Danny Tenaglia, entre outros, e que coleciona vários sucessos durante a década de 90 de Underground Solution "Luv Dancin" e Simone "My Family Depends On Me", passando por Barbara Tucker "Beautiful People", CLS "Can You Feel It", Reel II Real "Go On Move" e India "Love and Happiness" até chegar a Lil Louis "Freedom", Ultra Naté "Free" (seu recorde de vendas) e Powerhouse "What You Need".Vários outros selos aparecem, Big Beat, Street Style, Shelter, Freeze, Suburban (de Tommy Musto), Maxy, King Street Sounds, Nitegrooves, Nervous, Eightball, Tribal, Madhouse, Vibe, Music USA, Azuli (da loja inglesa Black Market), Slip n' Slide, Sound Of Ministry (do club londrino Ministry Of Sound), Freetown, Junior Boys Own, Hard Times (do club Hard Times de Huddersfield, UK), Henry Street, Large, Soulfuric (do Jazz-n-Groove), MAW (dos Masters At Work), Wave (de François Kevorkian), Basement Boys (dos próprios Basement Boys), Yellorange (de Tony Humphries), Sphere, Next Moov, Guidance, Naked Music, Ibadan, Spiritual Life, Hysteria, Glasgow Underground, Subliminal (de Eric Morillo),Irma (Itália), Peppermint Jam (Alemanha), Yellow (França), além de remixes em gravadoras como Atlantic, EMI, MCA, East West, Giant Step, Sony, Columbia, Arista, Virgin, entre outras. Em Londres, a Kiss FM já era uma rádio legalizada (com licença para tocar somente Dance Music) desde o início de 90, e tinha a participação de DJ's como Paul "Trouble" Anderson e seu "Trouble's Original Mix Show" que ia ao ar todos os sábados e Bobby e Steve, com o seu "Zoo Experience" que ia ao ar às 6as. feiras.Trouble tinha sua residência no club Loft, Bobby, Steve, Chrissy T. e Ruppert faziam as festas do Garage City no club Barrumba.

Lembrando a Todos que os Créditos virão no ultimo post, hj eh a segunda parte dessa história de cinco partes.

DJ VENTURA, ESSE, FAZ A FESTA!!!!