Pages

28.6.09




Bem, vou falar de um assunto que muitas vezes é polêmica entre DJs e amantes de música em geral.A muito se discute qual é o melhor, CD ou Vinil ?
Existem milhares de discussões em fóruns pela internet, muitas “brigas” entre DJs e muitas opiniões adversas e apenas uma certeza: os dois tem suas vantagens e desvantagens.
Começando pela questão técnica, a diferença básica entre vinil e cd está no material, e principalmente no fato do vinil ser analógico e o CD ser digital.
O som analógico do vinil se deve ao fato de que todas as ondas e frequências da música estão impressas físicamente no “disco”, como uma espécie de alto relevo. Assim, com o atrito da agulha lêem-se as frequências e o som é emitido. Uma exeperiência boa é colocar o vinil pra tocar sem volume e colar o ouvido perto da agulha. Da pra ouvir a música perfeitamente, porém sem amplificação. Já o CD, por ser um som digital, tem seus dados guardados em forma de código binário (zeros e ums) e sua curva dinâmica é de 44100 amostragens por segundo, que é bem aproximado do som original, porém não exatamente. É essa pequena perda que faz muitos conservadores ainda militarem pelo vinil. Em testes de computador a diferença é realmente muito pequena, mas em alguns “testes cegos” e varios relatos que li e ouvi por ai, o vinil realmente tem mais profundidade, um sub-grave realçado um som mais vivo…
Pois é, eu ja sou mais da geração CD, nunca deixando de reconhecer o valor das “bolachas”.
Pra mim a desvantagem do vinil em relação ao cd está no preço (já que estamos no Brasil), na variedade, no espaço que ocupa e na manutenção, pois vinil acumula poeira e poeira é muito ruim pra eles pois é abrasivo.
Para certos estilos como Psy-Trance, por exemplo, não existe uma produção de vinil que atenda ao mercado dos DJs, assim como em outros estilos.No final das contas cada um tem suas vantagens e desvantagens, cabe a cada um escolher sua forma de trabalhar.

Créditos: SpeakerBrothers

Bom galera a minha opnião é a seguinte, cada DJ ou apenas amante da música, tem que ouvir a música da forma que mas lhe convém o importante e você estar no meio, estar ouvindo o som, estar conectado de alguma forma com uma das melhores artes da vida: A Música.

DJ Ventura, Esse, Faz a Festa!!!